51º Congresso da SBPC/ML terá mesa redonda sobre diabetes

 Para especialistas, a doença é considerada uma epidemia silenciosa, e, no Brasil, teve crescimento de 61,8% nos últimos 10 anos

Diabetes será um dos temas discutidos durante o 51º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (51º CBPC/ML), que acontece entre os dias 26 e 29 de setembro, no Palácio das Convenções do Anhembi Parque, em São Paulo. Em formato de mesa redonda, as discussões pontuarão questões relacionadas ao diagnóstico e monitoramento da doença, dislipidemias e diabetes, além de interferências na dosagem da hemoglobina glicada.

O diabetes é sempre um tema relevante para o CBPC/ML, pois a cada ano a doença atinge um número maior de pessoas e ainda é considerada por especialistas uma epidemia silenciosa. Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde em abril deste ano, diz que o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016.

Para Carlos Eduardo Ferreira, médico patologista clínico e diretor da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), é fundamental discutir sobre o tema, pois muitos pacientes são acometidos pela doença, mas não sabem porque não apresentam sintomas. “O diagnóstico precoce é muito importante para evitar complicações que podem acarretar na perda das funções renais, neuropatias e cegueira”, afirma.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Serviço

Data: 26 a 29 de setembro

Horário: das 9h às 18h

Local: Palácio das Convenções do Anhembi Parque - São Paulo

Inscrições: http://congresso.sbpc.org.br/2017/?P=2&/inscri?%EF%BF%BDo

Fonte: Advice Comunicação Corporativa.