Instituto do Câncer oferece programa de distribuição de livros aos pacientes internados

Para promover entretenimento e cultura aos pacientes, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade do Complexo do Hospital das Clínicas, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, oferece um acervo rotativo de livros de diversos gêneros, de clássicos da literatura brasileira a títulos de romance e até poesia.

Promovido pelo setor de Hospitalidade do Instituto, o programa “Incentivo à Leitura”, como o próprio nome diz, tem como objetivo estimular pacientes internados a exercitarem seu gosto pela leitura e, principalmente, estimular a imaginação e proporcionar bem estar. Por mês, cerca de 200 livros são distribuídos aos pacientes que se encontram em leitos ou UTI.

Assim, no momento da internação, o paciente é apresentado ao programa e pode manifestar seu interesse por algum dos gêneros disponíveis, ficando então a cargo dos concierges da Instituição expor todos os títulos que se enquadrem no segmento. Após escolher o livro, o paciente é surpreendido não somente com o empréstimo, mas, sim, com a doação do mesmo.

Além dos volumes comprados pelo Icesp, as obras também são angariadas por meio de doações de colaboradores e dos próprios pacientes que foram atendidos pelo programa, gerando uma corrente de leitura.

“Nosso papel é fazer com que esses pacientes sejam bem recebidos e se sintam confortáveis, mesmo nesse momento de internação. Cada paciente tem sua individualidade e, por isso, nos preocupamos em ter livros de todos os gêneros para que consigamos atender a todos os gostos”, explica Marcelo Cândido, coordenador de Hospitalidade do Icesp.

Fonte: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)